Uma reflexão importante sobre o hipertexto, a que este texto remete, está relacionada a algumas de suas categorias: a coerência e a topicidade. Ainda que a coerência entre os textos materialize-se por meio de links e de forma não linear, é preciso observar se a coerência se intensifica, à medida que os links vão sendo acessados, e ocorre de forma gradual. Além disso, a topicidade ou continuidade tópica, temática e semântica são relevantes e propõem boas discussões e análises no âmbito linguístico. Assim, caso os hipertextos não sejam marcados por uma continuidade tópica temática, isso afetará o sentido do hipertexto e, consequentemente, o grau de coerência deste, se assim pudermos denominar. Não basta produzir um texto multimodal, visual, é preciso que a inter-relação entre as informações sejam passíveis de sentido, possibilitando a compreensão dos hipertextos pelo leitor. Isso ajuda a garantir a aceitabilidade, categoria que não é evidenciada dentre as hipertextuais, mas que nos mostra a sua imprescindibilidade nesse contexto. Se o hipertexto apresenta um grau de informatividade baixo, o leitor pode desistir de explorar os links. Do mesmo modo, se o texto não mantém um encadeamento lógico, paralelismo semântico, continuidade tópica temática, o leitor pode não dar credibilidade às informações contidas no hipertexto e isso pode afetar sua aceitação por parte do leitor. Assim, o grau de aceitabilidade pode variar de acordo com a informatividade.
As questões que subsidiaram a leitura do texto já citado foram:
1- Quais as visões de texto e de
leitor comentador por Koch? Em qual você mais se encaixa como leitor(a)? E como
professor(a)?
1.
Para uma visão de língua como
representação do pensamento – sujeito senhor de suas ações e de seu dizer – o
texto é visto como um produto lógico – do pensamento (representação mental) do
autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte, senão “captar” essa representação
mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor, cabendo-lhe,
assim, um papel essencialmente passivo.
2.
Numa outra visão, a de língua
como código e, portanto, como mero instrumento de comunicação – de sujeito como
(pre) determinado pelo sistema; o texto é visto como simples produto da
codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando para
este o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente
explícito. O leitor é um “decodificador” passivo.
3.
Já para a concepção interacional
(dialógica) de língua, Koch (2005) nos diz que nela os sujeitos são vistos como
atores/construtores sociais, o texto passa a ser considerado o próprio lugar da
interação e os interlocutores, como sujeitos ativos que – dialogicamente - nele
se constroem e são construídos.
Conforme o objetivo
proposto e segundo o texto elencado, as três visões podem ser incorporadas em
minha prática leitora. Enquanto professor, posso utilizar uma metodologia
embasada nas visões 1 e 3, sobretudo quando a aula é expositiva e dialogada. É
importante flexibilizar o uso dessas três visões para atender não apenas às
nossas necessidades, mas ainda às necessidades de nossos alunos.
2- É possível estudar o hipertexto
como discurso (3ª. Perspectiva mencionada por Koch)? Quais as implicações?
Certamente.
Quando escrevemos ou redigimos um texto, sempre o fazemos com um propósito
comunicativo e esse propósito torna-se possível à medida que o outro pode, de
alguma forma, dialoga com aquilo que é posto. Ainda que o diálogo entre
produtor textual e leitor não sejam diretos, o texto é um evento comunicativo,
estabelece as relações sociais e, nesse sentido, o dialogismo é construído
pelos interlocutores. Do mesmo modo, o hipertexto comunica, interage, faz-nos
interagir, tem um propósito discursivo, principalmente por suas múltiplas
linguagens, pela multimodalidade, plasticidade e dinamicidade de que os gêneros
digitais dispõem.
3- Quantos
e quais são os elementos de textualidade de um texto impresso e como eles se
relacionam, teoricamente, com o hipertexto? Faça um quadro que mostre essas
relações e acrescente seus comentários.
Os elementos da textualidade do
texto:
Ø Coesão;
Ø Coerência;
Ø Intencionalidade
Ø Aceitabilidade
Ø Situacionalidade
Ø Intertextualidade
Ø Informatividade
Os
elementos da textualidade do hipertexto:
Ø Intertextualidade;
Ø Informatividade;
Ø Situacionalidade;
Ø Topicidade;
Ø Relevância;
Ø Coerência.
Texto
e hipertexto
Semelhanças
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Diferenças
|
Na
condição de um texto digital que possui links, o hipertexto não apenas serve
de suporte textual como o texto impresso, mas ainda apresenta elementos
comuns ao texto impresso:
Ø
Intertextualidade;
Ø
Informatividade;
Ø
Situacionalidade;
Ø
Coerência;
Ø
Topicidade.
Como
o hipertexto possui algumas diferenças, haverá algumas implicações, embora os
elementos citados apareçam em ambos (texto e hipertexto).
|
Ø
No hipertexto, a inter-relação entre textos dá-se
não só pela indicação nas notas de rodapé, ao longo do texto, nas
referências, como também na íntegra (levando o leitor a outro texto, ao longo
da leitura, por meio de links);
Ø
O hipertexto é o texto multidimensional, considerando-se
o texto (impresso) como uma estrutura unidimensional;
Ø
O texto tem como suporte o meio impresso (livros,
revistas) ou meio eletrônico/digital, mas sem a presença de links;
Ø
No hipertexto, a intertextualidade é mais
explícita e incisiva, sobretudo pelo diálogo estabelecido com outros textos;
Ø
No hipertexto, as associações ocorrem por
intermédio dos links internos e externos e de forma não linear;
Ø
A disposição tipográfica dos textos
digitais/hipertextos é fator determinante para a construção do sentido e para
a coerência hipertextual, isto é, o acesso às ramificações deve ser rápido e
seguro, de modo que não interfira no sentido do hipertexto e em sua
continuidade tópica;
Ø
Caráter diferenciador da topicidade no hipertexto,
a qual constrói relações de variados tipos, as quais dependem do contexto e
contexto;
Ø
Noção de contexto acentuadamente modificada no
hipertexto (multidimensional), devido à impossibilidade de visualizar a
totalidade do texto dentro dos limites da tela;
Ø
O hipertexto dispõe de links e é exclusivamente
eletrônico.
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