sábado, 4 de abril de 2015

APRESENTAÇÃO DO PLANO DA DISCIPLINA E ESTUDO DO TEXTO "BREVE HISTÓRICO DO HIPERTEXTO" - Encontro 01/04/2015

O primeiro encontro, realizado em 01/04/2015, foi marcado pela apresentação do plano da disciplina e pelo estudo do texto "Breve histórico do hipertexto". Inicialmente, apreciamos a proposta da disciplina Tópicos avançados em estudos textuais 2: hipertexto e gêneros digitais. Em seguida, o Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes elaborou algumas questões para verificar nossos conhecimentos acerca do hipertexto e verificar a possibilidade de desmistificar algumas questões sobre o assunto, ao longo das nossas aulas. Posteriormente, procedemos à leitura do texto Breve histórico do hipertexto, o qual tem como objetivo situar os estudos do hipertexto, no que diz respeito ao percurso histórico e às grandes contribuições dadas por especialistas que incentivaram, de alguma forma, a criação do hipertexto, nova modalidade e objeto de análise da Linguística. Alguns questionamentos, que seguem, foram respondidos para facilitar a compreensão do texto:

1 - Qual a importância de Vannevar Bush para a criação do hipertexto?

Vannevar Bush propagou a ideia de que a nossa mente não trabalha linearmente, mas por associações e apresentam o Memex (Memory Extension), uma nova forma de indexação e de acesso aos conteúdos, de forma não hierárquica e não linear.

2 - Quais os pressupostos do artigo “As we may think”?

A ideia central do referido artigo baseia-se na assunção de que nossa mente não trabalha linearmente, mas sim por associações, o que, aliás, agilizaria o pensamento.

3 - O que é o Memex?

O Memex (Memory Extension ou Extensão de Memória) é um dispositivo mecânico no qual o usuário, idealizado como pesquisador acadêmico, não apenas poderia pesquisar os livros e artigos, incluir comentários próprios e alterar o conteúdo dos arquivos, mas ainda criar links entre os documentos.

4 - O que significa dizer que a indexação não era exterior ao leitor?

A partir desse método, o pesquisador não apenas pode acessar, de forma não hierárquica, as obras e uma classificação (ligação) pessoal e particular, mas ainda intervir nas obras, de modo a alterar ou comentar seu conteúdo.
 
5 - Quando foi desenvolvido o hipertexto baseado em computador? Quem o propôs?

O hipertexto, baseado em computador, só foi desenvolvido em 1960, por Theodore Nelson, como um trabalho de final de curso de pós-graduação que fazia em Harvard.

6 - O que é o Projeto Xanadu?

É um sistema mundial de hipermídia, onde “tudo” pode ser imediatamente acessado, onde as ideias de todos podem estar associadas com quaisquer outras, e onde os mesmos documentos podem aparecer em múltiplos contextos sem terem sido duplicados fisicamente.

7 - O hipertexto proposto por Ted Nelson foi realizado em sua totalidade?

Não. Apenas com o advento da Web 2.0, no ano 2.000, pois a partir dela é que, de fato, todos puderam passar a não apenas “consumidores” de informação, mas também a “produtores”.

8 - Quais as diferenças entre a Web 1.0 e a Web 2.0? Por que esta foi criada?

A Web 1.0 era, no começo, praticamente formada por empresas e instituições e seus sites; navegávamos na web apenas como lurkers, espectadores e consumidores de informações, geralmente em formato de texto, onde as imagens (estáticas) era apenas um complemento, um luxo. A Web 2.0 refere-se à abertura da rede para o acesso e para a produção de conteúdos por usuários comuns nos inúmeros ambientes de interação.

9 - O que é o hipertexto colateral ou paralelo?

Hipertexto colateral ou paralelo diz respeito à quantidade praticamente infinita de links entre blocos de informações.

10 - O que é o stretch text?

Uma forma dinâmica de hipertexto contínuo, parecido com o ambiente Wiki de hoje, do qual o principal exemplo é a Wikipédia. Trata-se de um texto que apresenta algo como um abstract, um resumo, cujo assunto será tratado mais extensivamente caso o leitor deseje acessá-lo.

11 - Qual a relação do hipertexto com o sânscrito?

A ideia de hipertexto contínuo também foi utilizada como forma de apresentação textual nos textos religiosos em Sânscrito. Desse modo, as ideias eram apresentadas em forma de aforismos, ou máximas, e expandidas por subsequentes comentadores.

12 - Quem inventou o mouse e desenvolveu o conceito das múltiplas janelas?

Douglas Engelbart.

13 - O que mais Engelbart e sua equipe criaram?

Desenvolveram a noção de edição de texto na tela, construíram o primeiro sistema para linkar blocos de informação e ainda projetaram e desenvolveram o primeiro sistema de hipermídia para o computador.

14 - Qual a invenção de Tim Berners-Lee?

Em 1989, ele propôs a World Wide Web.

15 - O que são intranets?

São redes locais ou de longa distância, as quais ligam apenas determinados computadores e pessoas.

16 - O que significam lan e wan?

Lan: são redes locais de computadores que estão próximos, normalmente, no mesmo edifício.

Wan: são redes de longa distância que conectam dispositivos que estão separados por muitos quilômetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário